UiPath compartilha cases de automação na jornada da transformação digital

A UiPath, líder global na automação de processos repetitivos via o RPA (Robotic Process Automation), participou em abril do maior encontro brasileiro de profissionais do setor de RPA e inteligência artificial, o RPA & AI Congress 2023, realizado em São Paulo pelo Instituto Information Management e pela Associação de Empresas e Profissionais da Informação (ABEINFO).

A empresa foi uma das palestrantes do evento, e conversou com os presentes sobre o processo de transformação digital via automação, por meio de cases de clientes que desenvolveram projetos com a UiPath em diferentes momentos e escopos de atuação.

“A UiPath é uma empresa consistente, que tem conseguido manter a liderança em um mercado que vem se tornando cada vez mais aquecido no Brasil e na América Latina. Essa consistência nos permite uma visão mais ampla dos desafios mais comuns de empresas que iniciam a automação e do quanto elas podem se desenvolver com a tecnologia. Quando a consultoria Gartner cunhou o termo Hiperautomação, a UiPath já entregava automação de ponta a ponta, por meio da sua plataforma, com foco na democratização da melhoria de processos”, disse Mauricio Grohs, Vice-Presidente regional da UiPath.

“Muitas empresas iniciam a trajetória da automação dentro de uma área central e com objetivos mais complexos e específicos. Mas nós temos visto que são as automações departamentais e individuais que realmente transformam e impactam as organizações. Por isso acreditamos na democratização e na possibilidade real de haver um robô para cada pessoa”, complementou Artur Bueno, engenheiro sênior de vendas da companhia no Brasil.

Ambos dividiram com os profissionais presentes iniciativas e resultados de clientes que se atreveram a testar um novo jeito de trabalhar, executaram o plano para alcançar metas de eficiência operacional estabelecidas, ganharam escala e tornaram real o sonho da cultura empresarial com foco na automação, oferecendo, de fato, um funcionário digital para cada colaborador. Para explicar estas diferentes etapas da jornada, o time UiPath fez alusão à frase do visionário Walt Disney: “Eu sonho, testo meus sonhos contra as minhas crenças, me atrevo a assumir riscos e executo minha visão para tornar esses sonhos realidade”.

Scania – testando um novo jeito de trabalhar

Ao longo do evento, a UiPath compartilhou com os presentes os resultados da Scania, fabricante de caminhões, na fase de testes da automação de processos operacionais da empresa. Entre duas e quatro semanas, por meio da plataforma UiPath e apoio de desenvolvedores da empresa, a Scania automatizou 12 processos selecionados, e conseguiu reduzir em 80% o tempo exigido por transação em cada um deles, obtendo o retorno do investimento em um mês. “Foi o início da percepção de como a eficiência operacional pode ser melhor com a automação”, diz Bueno.

Dentsu Aegis Network – se atrevendo a implementar assistentes digitais

A Dentsu, empresa multinacional de mídia e comunicações de marketing digital, após testar a tecnologia se atreveu a inserir a mão de obra híbrida, que mescla humanos e robôs. Em um projeto com a UiPath, que levou seis semanas, a empresa configurou 60 funcionários digitais, robôs que salvaram 125 mil horas no período e conseguiram extrair quase 3 mil documentos por dia, algo que para ser feito manualmente exigiria da companhia a contratação de um pequeno exército de pessoas. “Aqui a implementação de 60 robôs em menos de 30 dias foi algo inédito na companhia, algo que ilustra bem o que queremos dizer com a democratização da tecnologia e com eficiência operacional em toda a sua potência”, lembra Bueno.

Spotify – executando um plano mais abrangente

A UiPath compartilhou resultados da empresa Spotify, serviço de streaming de música, em uma etapa de maior escala da automação. “Para o Spotify estabelecemos mais de 100 funcionários digitais, num projeto de expansão do programa de automação, que economizou mais de 45 mil horas e significou a devolução de cerca de 24 mil horas aos seus colaboradores”, disse Bueno. “Isso significa automatizar um trabalho que os profissionais não querem mais fazer, porque é repetitivo e pouco desafiador. É realmente a democratização da tecnologia, ou seja, uma automação descentralizada”, disse Mauricio.

PWC – vivendo a cultura de um robô para cada pessoa

O case da PWC, uma das maiores consultorias e auditorias multinacionais do mundo, ilustrou no evento a possibilidade de haver, de fato, um robô para cada profissional. Com o uso da plataforma UiPath isso é hoje realidade na PWC. “Esses assistentes digitais foram criados e configurados por mais de 50 mil desenvolvedores cidadãos, ou seja, profissionais que não são do universo de TI mas que, com a capacitação da UiPath, tornaram-se aptos a desenvolverem seus empregados digitais, isto é, a ensinarem os robôs o que eles deveriam aprender a partir da demanda de cada processo”, disse Bueno. Segundo ele, mais de 5 milhões de horas foram salvas, o que proporcionou um retorno de mais de $ 500 milhões.

“Com estas experiências, a UiPath tem visto que é praticamente incomparável a nova forma de se trabalhar, proporcionada pela automação inteligente, segura e sustentável, com a maneira convencional de produção. São dois universos distintos, em termos de eficiência operacional. Nossos clientes têm dito isso”, disse Mauricio.

Para capacitar desenvolvedores cidadãos, a UiPath cerca-se de uma estrutura que envolve a UiPath Academy, universidade digital que oferece aos usuários trilhas de desenvolvimento e certificações; fóruns de disseminação de informações sobre os desafios da jornada da automação e um marketplace exclusivo, que reúne aplicações já prontas para o uso. “É só baixar e clicar”, disse Bueno.

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