Projeto resultou em otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de 28%, aumento de produtividades das equipes e mais flexibilidade nos processos
A Sinqia, líder brasileira em tecnologia para o setor financeiro, acaba de concluir a migração de seus data centers on premise para a nuvem e escolheu a Sky.One, startup especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem, como parceira para garantir toda a sustentação da cloud. Os serviços contratados pela Sinqia foram o Auto.Sky e Cloud Guru, que permitiram uma análise detalhada e crítica do negócio, transformações técnicas e culturais com o uso da nuvem na empresa, otimização de custos de cerca de 15%, redução da indisponibilidade em 99%, maior índice de NPS (Net Promoter Score) de 28%, aumento de produtividades das equipes e mais flexibilidade nos processos.
De acordo com o CIO da Sinqia, Thiago Pereira, antes de contratar os serviços da Sky.One, a Sinqia trabalhava com diferentes data centers on premise e, para realizar a migração para a nuvem, um parceiro que fizesse toda a sustentação cloud era de extrema importância, já que a Sinqia não contava com know how interno que atendesse essa demanda. “Avaliamos diversos players para o processo e optamos pela Sky.One devido à sua experiência técnica, senso de parceria e custo benefício. Temos uma relação de grande parceria com a Sky.One e somos muito abertos e colaborativos para superar qualquer tipo de dificuldade”, afirma. Pereira explica que o processo envolveu a “quebra” em ondas e em grupos de recursos. Assim, a migração foi transparente com o usuário da Sinqia e feita aos poucos (cerca de 6 meses). “A medida que íamos migrando, desligávamos do outro lado. Foi um processo gradativo, cadenciado, bem alinhado e planejado entre todas as partes envolvidas”, conta.
O COO da Sky.One, Lauro de Lauro, conta que o processo envolveu análises sobre cada ambiente on-premise, para verificar a real necessidade de migração e transformação da Sinqia. “Tendo em vista as necessidades da Sinqia de transformação e upgrade mais flexível de recursos, controle de custos mais dinâmico, escalabilidade de crescimento e redução de ambientes, cada ambiente foi migrado de forma exclusiva. Nós iniciamos com a análise da real viabilidade de migração e transformação. Posteriormente, foram realizadas “ondas de migração” para mitigar os impactos do negócio da Sinqia. Para finalizar, iniciamos o “Go Live” de sustentação. Durante este tempo, foram feitos diversos assessments em parceria com a equipe da Sinqia, para chegarmos no cenário ideal e suprir todas as necessidades do cliente”, lembra.
Para Lauro, as maiores necessidades da Sinqia eram escalabilidade e agilidade nos processos. “Por meio de etapas de planejamento muito bem definidas entre as empresas, conseguimos estabelecer uma parceria que oferecesse alta segurança, disponibilidade e performance. Sempre teremos um profissional qualificado responsável pelo ambiente da Sinqia, garantindo assim monitoração e escalonamento proativo, manutenção e correção do sistema operacional, gerência de armazenamento, rede, VMs e base de dados e backups”, declara.
Pereira explica que para atingir o sucesso da migração foi preciso realizar a transformação em diversos processos, como a rotina de trabalho, por exemplo. “Tivemos que eliminar servidores redundantes, consolidar servidores e rever recursos desnecessários. Essas adequações foram importantes para conseguirmos reduzir custos”, lembra. O executivo destaca ainda que o monitoramento da Sky.One é um grande diferencial, uma vez que conta com um painel que oferece todos os detalhes da operação e permite que as equipes liguem os servidores. “Caso aconteça uma crise de madrugada, o time consegue subir todo o recurso necessário para trabalhar e realizar o desligamento na sequência. Isso traz uma economia de custo gigante. Esse é o ponto que a Sky.One chamou muito a nossa atenção e que passa toda a segurança que precisamos para trabalhar”, explica.
Maior disponibilidade e flexibilidade com a nuvem
Pereira ressalta que além da redução de custos, o aumento de disponibilidade foi um dos principais benefícios resultantes do projeto. “Anteriormente tínhamos muitos problemas com relação à indisponibilidade nos data centers normais. Hoje, a nossa disponibilidade está próxima de 100%. Não temos problemas em fortalecer nossa estrutura, pois traz maior qualidade para a prestação de serviço aos nossos clientes e ainda reflete em um maior índice de NPS”, explica. Outro ponto destacado por Pereira foi o aumento da produtividade das equipes, a melhoria na qualidade dos softwares e a flexibilidade. “Se for preciso subir um modelo diferenciado para um cliente, o recurso sobe em aproximadamente três horas. Se fosse utilizar o modelo tradicional, demoraria uma ou duas semanas. Se fosse no data center tradicional, essa flexibilidade e agilidade em subir o recurso e amanhã desligar, não aconteceria e nós teríamos que pagar uma multa. Toda essa flexibilidade agrega muito valor e traz velocidade e agilidade para o negócio”, completa.
Pereira afirma ainda que a decisão de migrar para a cloud foi movida, principalmente, pelas reclamações dos clientes. “Tínhamos um índice de disponibilidade na Sinqia de mais ou menos 5% ao mês. Atualmente, nossa disponibilidade está menor que 0,01%. Então, houve um ganho muito grande, além da redução de custos do time de infraestrutura de 25% a menos para manter a cloud”, afirma. Além disso, o executivo reforça a importância do senso de parceria entre as empresas para o alcance dos objetivos finais. “Eu sempre reforço a questão da parceria, pois acredito que é uma visão extremamente importante. Os objetivos com o projeto foram atingidos. Não foi simples, mas, com muito trabalho e dedicação, os times da Sinqia e Sky.One conseguiram efetividade, principalmente por contar com profissionais altamente capacitados, finaliza.