O local de trabalho do futuro precisa evoluir para apoiar profissionais

Por Peter Altabef, CEO da Unisys

À medida que o trabalho remoto se expandiu, a tecnologia se adaptou rapidamente para oferecer suporte ao trabalho de casa. Agora, com mais de um ano de pandemia, é fato que não podemos mais contar apenas com a tecnologia para que esses novos modelos operacionais funcionem. É preciso ouvir nossas equipes e atender às suas necessidades.

A Unisys patrocinou recentemente um novo estudo da IDC intitulado ” Digital Workplace Insights™: Seeking Digital and Experience Parity to Support the Hybrid Workforce” [em tradução livre, “Perspectivas para o ambiente de trabalho digital: em busca da equiparação entre o escritório e o ambiente digital para garantir a eficiência do trabalho híbrido”]. Os resultados apontam para a necessidade de equiparação digital e para um olhar aos modelos de negócios do futuro. Para caminhar rumo a isso, é necessário identificar e compreender o que os funcionários realmente precisam e esperam.

Reconhecer o bom desempenho do funcionário é essencial para bons resultados nos negócios

A pesquisa entrevistou líderes empresariais e funcionários em 15 países e descobriu que 70% dos profissionais classificaram o reconhecimento por um bom desempenho como sua principal prioridade. O desejo de reconhecimento é novo? Não. Está crescendo em importância dentro do ambiente híbrido? Sim.

O reconhecimento por desempenho, como sempre, reforça as melhores práticas e comportamentos entre equipes. Esse reforço contribui para uma cultura de autoaperfeiçoamento, pois os funcionários valorizam sua capacidade de crescer profissionalmente. Além disso, o reconhecimento leva a níveis mais altos de produtividade, cultivando uma base de funcionários comprometida. Agora, mais do que nunca, o reconhecimento cria um vínculo social necessário para os funcionários que nunca se encontram ou que não se encontram com frequência pessoalmente.

Horários flexíveis ajudam a reforçar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O modelo híbrido estabelece a necessidade de criar experiências que contribuam e promovam o equilíbrio entre pessoal e profissional. Hoje, os espaços de trabalho mudaram para casas e apartamentos cheios de familiares, colegas de quarto e animais de estimação. Para evitar o esgotamento e o estresse, o trabalho e os compromissos pessoais, como a família, devem ser equilibrados. Na verdade, os líderes de negócios e funcionários observaram que horários e locais de trabalho flexíveis são essenciais para uma experiência ideal para o funcionário.

Com horários flexíveis e a capacidade de trabalhar a qualquer hora ou em qualquer lugar, os funcionários têm uma maior sensação de controle profissional. Isso leva a uma maior satisfação no trabalho e, em última análise, melhora a cultura de uma empresa. As organizações podem apoiar esse equilíbrio desenvolvendo cronogramas de trabalho tradicionais que atendam às reais necessidades de uma força de trabalho híbrida.

Um local de trabalho ágil oferece ferramentas de colaboração

A colaboração entre as equipes, que costumava ocorrer em salas de reunião, agora depende mais das plataformas de vídeo e de trabalho em equipe. Isto é, as empresas estão priorizando tecnologias que melhoram a conectividade dos funcionários e a experiência conjunta. Os profissionais observaram a importância da tríade: ferramentas de colaboração, aplicativos que aumentam a produtividade e suporte técnico. Está claro que as empresas devem olhar com cuidado cada um desses ativos e prover rapidamente melhorias para suas equipes.

Por fim, as organizações de sucesso serão capazes de se adaptar rapidamente às condições de negócios em constante mudança e à demanda em constante evolução, fornecendo equiparação entre ferramentas digitais e uma experiência de trabalho superior. O modelo operacional pré-pandêmico não atenderia a força de trabalho de hoje e, muito menos, a de amanhã.

Em resumo, fica evidente que o local de trabalho está evoluindo rumo ao futuro. A pergunta é: você está preparado para apoiar sua equipe nessa jornada?

Share This Post
Have your say!
00

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Thanks for submitting your comment!
Share This