SCM, do Grupo Stefanini, apoia a automação dos processos de custódia do Banco Plural

O projeto foi desenvolvido de maneira personalizada para atender às principais necessidades da instituição

SCM, empresa do Grupo Stefanini referência em soluções para controle  de backoffice das instituições financeiras, apoiou a automação dos processos de custódia do Banco Plural  com a migração para a nova solução BankPro, que possibilita o controle e gerenciamento das operações de uma forma mais ágil, eliminando processos manuais e retrabalho. O projeto também contribui diretamente para a implementação do Open Banking, regulamentado pelo Banco Central para iniciar em 30 de novembro deste ano, com o objetivo de oferecer segurança e comodidade não só aos players, mas aos clientes e demais setores da economia.

Pioneiro no conceito de Open Banking, o Banco Plural, com a ajuda da SCM, disponibiliza APIs para que a instituição e os usuários utilizem aplicativos para prover serviços cada vez mais integrados. “Tendo tudo integrado, a probabilidade de erros é infinitamente menor”, afirma Felippe Borello, sócio e head de sistemas do Banco Plural.

A Solução BankPro implementada no banco surgiu como uma iniciativa para entregar processos mais ágeis, controles automatizados e abrangentes, associados à modernidade tecnológica. Essa combinação permite que o backoffice possa concentrar seus esforços na validação e na qualidade das informações sob sua responsabilidade, deixando processos e controles repetitivos e mecânicos a cargo da tecnologia.

A ferramenta também possibilita o gerenciamento das liquidações financeiras com SELIC e CETIP via SPB, e um controle detalhado das posições e operações dos clientes, que permitem à custódia disponibilizar informações de alto valor agregado para seus clientes. A suíte BankPro,é composta pelas soluções BankPro – Renda Fixa, BankPro – Renda Variável e BankPro-Custódia, que permitem uma oferta de produtos e serviços mais especializada para o mercado financeiro.

Segundo Felippe Borello, a SCM começou o projeto de modernização em agosto de 2019, sendo finalizado em maio deste ano. A migração deixou o sistema mais integrado e automatizado, com a vantagem de aproveitar todo o legado tecnológico do banco. “Conhecemos a Solução BankPro do Grupo Stefanini  no CIAB do ano passado e gostamos muito da proposta apresentada por eles. A SCM desenvolveu um projeto customizado, que atendeu nossas expectativas. Trata-se de uma solução totalmente diferenciada onde não é um produto de prateleira”, explica o executivo.

“Fizemos um projeto sob medida para o Banco Plural. Nossa plataforma conta com soluções modulares, possui alto grau de parametrização e pode ser adequada e implementada de acordo com a necessidade de cada cliente. A migração foi realizada com os dois ambientes funcionando em conjunto (convivência entre o anterior e o novo), sem ocasionar nenhuma interrupção nos sistemas”, explica Erickson Fonseca, CEO da SCM.

Fundado em novembro de 2009, o Banco Plural é um grupo financeiro criado por sócios que possuem um amplo histórico de sucesso no mercado de capitais brasileiro, bem como forte relacionamento com empresas brasileiras e instituições financeiras. Atualmente, conta com aproximadamente 600 funcionários e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e suas afiliadas em Nova York e Miami.

Sobre a SCM


A SCM, é uma empresa fundada em 2015 focada em soluções para o mercado financeiro. Com sede no Rio de Janeiro, ela atua implementando sistemas e serviços que auxiliam os clientes no processo de transformação digital. Para isso, conta com uma suíte completa e modular para automatizar processos de backoffice de rendas fixa e variável para bancos, corretoras e agentes de custódia de todos os portes.

Sobre a Stefanini

A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 32 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação. Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.

Share This Post
Have your say!
00
Share This