RPA – Robotic Process Automation: modismo ou revolução?

De acordo com estudo do Gartner, até 2022, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação por meio do RPA, com enorme impacto na transformação digital das empresas. Ou seja, não se está lidando somente com um modismo!

Recentemente, talvez o tópico tecnológico mais escutado no mundo corporativo seja o RPA – Robotic Process Automation, sendo comum, inclusive, encontrar em diversos fóruns que esta tecnologia seria a sucessão do BPM – Business Process Management, como impulsionadora da automação de processos nas organizações.

Mas do que se trata esta tecnologia? O RPA transfere tarefas demoradas e repetitivas para “robôs de software”, reduzindo custos, aumentando a precisão do trabalho em uma fração de tempo. Além disso, esta tecnologia vem acompanhada de um processo de implantação significativamente mais flexível em relação a outras predecessoras. Com este conceito em vista, o potencial desta é realmente revolucionário, possuindo aplicabilidade em absolutamente todas as áreas de retaguarda das organizações.

Já o BPM é uma abordagem estruturada, para processar o gerenciamento de operações, que se concentra em melhorar o desempenho do processo, agilizando os processos de negócios e agregando valor. O BPM é muito utilizado pelas empresas para melhorar continuamente os processos, deixando-os mais eficientes, precisos e com mais facilidade de adaptação, sobretudo para aqueles com altos volumes de transações envolvidas.Desta forma, de maneira alguma é possível imaginar o RPA como sucessor do BPM. Essas tecnologias têm aplicabilidades específicas, via de regra até mesmo complementares. A automação de processos tem revolucionado as organizações, e as soluções RPA e BPM são valiosas ferramentas para ajudar as empresas a melhorar o desempenho operacional e otimizar seus processos de negócios.

Posto desta forma, como seria juntar a automação de processo robótico (RPA) com o gerenciamento de processos de negócios (BPM) que são valiosas soluções para melhorar o desempenho operacional das empresas?

Segundo Cathy Tornbohm, Vice-Presidente do Gartner, “não foque as soluções de automação apenas para reduzir os custos de mão de obra. Defina expectativas claras sobre o que as ferramentas podem fazer e como a companhia pode usá-las para suportar a Transformação Digital como parte de uma estratégia de automação mais ampla”. “Em curto prazo, esperamos ver a expansão do conjunto de provedores de RPA, incluindo fornecedores de programas de gerenciamento de processos empresariais, que buscam obter receita com a oferta de soluções de automação”.

Neste cenário, e após um período de pré-lançamento junto a seus clientes, a C&M Software, líder no mercado de soluções BPM e Workflow para gestão de processos e negócios, lança o módulo RPA integrado a Plataforma Rocket, que irá fazer parte do mix e potencializar a Transformação digital via automação em diversas áreas de negócios.

De acordo com Almir Carrion, diretor de produtos da C&M Software, a integração do RPA na Plataforma Rocket irá oferecer uma tríade composta por BPM, RPA e Decision Analytics, único no mercado nacional e substancialmente superior na melhoria de processos, resultando em maior rentabilidade para as empresas usuárias da plataforma.

O lançamento da solução RPA para todo o mercado brasileiro será no dia 25 de fevereiro, e a Instituição promoverá um evento online sobre o tema no dia 14 de março no qual contará mais detalhes da solução e aplicações do RPA e BPM combinados com Decision Analytics. Inscrições abertas.

Para saber mais sobre a Plataforma Rocket acesse www.cmsw.com

Fonte: DINO, Divulgador de Notícias

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