Ao passo que a tecnologia cresce, cada vez mais novas portas se abrem. E engana-se quem pensa que investir nesse mercado ainda é coisa para as grandes empresas. Por isso, a BotCity, plataforma global de Robotic Process Automation (RPA) baseada em código, elenca as principais vantagens para as pequenas e médias empresas entrarem no universo da automação inteligente e como esse mercado representa um grande negócio.
“Hoje, com as tecnologias e licenças acessíveis, qualquer empresa pode colher os benefícios da Hiperautomação e utilizar a tecnologia para crescer em diversos pontos, como em produtividade, qualidade, redução de erros e fraudes e muito mais. E, o melhor, tudo isso com redução de custos, tornando os negócios muito mais sólidos e eficientes”, explica Lorhan Caproni, CEO da BotCity.
O executivo dá exemplos de como as pequenas e médias empresas podem melhorar com a automação inteligente:
1 – Produtividade e qualidade
Com a automatização de processos manuais e cansativos, é possível gerar cada vez mais resultados em um menor intervalo de tempo, o que garante mais eficiência operacional. Além disso, a tecnologia permite evitar erros humanos, que em muitos casos atrasam o dia a dia das empresas. Com menos problemas, é garantida uma maior orquestração de processos e ganho em qualidade.
2 – Eficiência de tempo
Com a automação de processos, é possível liberar tempo para pensar estrategicamente nos negócios e concentrar esforços em trabalhos em que a mente humana é insubstituível, como em negociações com investidores ou prospecção de novos clientes, por exemplo.
3 – Redução de custos
Com a diversidade de planos e soluções que as empresas de automação oferecem, como a BotCity, é possível colher todos os benefícios e economias da automação de processos, mas facilitando as despesas das pequenas e médias empresas, que precisam ter ainda mais zelo com o caixa, se comparado às grandes corporações. Automatizar processos é uma etapa importante que representa economias significativas e um alívio a mais para os cofres.
4 – Permite qualificar a equipe
Alívio dos cofres ou investimento em pessoas? Como explicado, o uso de automação inteligente desburocratiza a empresa e elimina a necessidade de gastar com mão de obra para realizar tarefas programáveis. Isso libera o orçamento também para investimento em qualidade do time, permitindo ao empresário voltar os olhares para contratações qualificadas e assim ajudar no crescimento em áreas estratégicas.
5 – Revolução digital: empresas adaptadas ao Século XXI
Nenhum empresário deseja ficar para trás. Por isso, a importância de estar atento às transformações tecnológicas e tornar a sua pequena ou média empresa mais eficiente é fundamental. A automação inteligente também é capaz de mostrar a quem vê de fora o quanto a empresa, por menor que seja, é ágil e adaptada ao futuro. Além dos ganhos já citados, o uso de RPA traz notoriedade, melhores experiências e confiança por parte dos clientes.