Por Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax
A busca pela facilidade nos processos se tornou ainda mais necessária nos últimos anos devido à pandemia de Covid-19 que se alastrou pelo mundo. Na primeira edição da Tax Trends realizada em 2021, um dos assuntos comentados na pesquisa e nos painéis foi a tendência de aumento da automação que já havia sido iniciada no ano anterior.
A automação colabora na redução de erros humanos, já que o serviço será totalmente robotizado e substituirá uma tarefa manual e repetitiva. Um dos lemas da Dootax é justamente esse: “menos braço e mais cérebro”, levando em conta que este processo reduz custos, valoriza o seu capital humano em coisas que realmente requerem mais importância, melhora o tempo de resposta, experiência do cliente, entre outros benefícios ao negócio.
Em 2020, um estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio da equipe de pesquisas GfK apontou que 74% das indústrias brasileiras possuem algum tipo de sistema de gestão que controla os setores financeiro, comercial, fiscal e entre outros.
A robotização já é a realidade de muitas empresas e ela só não é utilizada por todas, pois também existe uma relutância do “novo” em alguns negócios.
O serviço prestado por startups como a Dootax é um grande exemplo de automação que ajuda grandemente as empresas, diminuindo processos longos e repetitivos, e pequenos erros poderiam ser prejudiciais, como no departamento fiscal, a emissão de guias em duplicidade, atraso no pagamento gerado por multas, entre outros.
RPA
Um estudo realizado pelo Institute of Management Accountants (IMA), apontou que parte das equipes de contabilidade dedicam até 75% do tempo realizando atividades repetitivas. Com isso, a automação de processos robóticos, conhecida pela sigla RPA (robotic process automation), se tornou ainda mais uma necessidade e vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos.
Essa tecnologia tem como intuito robotizar tarefas e diminuir fluxos intensos de trabalho e juntada a outras tecnologias de inteligência artificial, pode trazer um resultado ainda melhor. Além disso, ela pode ser utilizada em todos os setores de uma empresa, desde o RH até o financeiro e contábil.
Segundo o estudo da Robotic Process Automation Market, o mercado de RPA terá uma taxa de crescimento anual de 31,5% entre os anos de 2021 a 2026. E no último ano já foi possível perceber essa movimentação no mercado.
A automação dos processos não é mais um futuro, ela é a realidade e quem não se adaptar a ela ficará muito distante do que o cenário atual pede e precisa.