Três tendências para o futuro dos dados e como eles podem impactar os negócios positivamente

Os dados estão cada vez mais integrados em todos os aspectos da nossa vida. Da inteligência artificial à Internet das coisas, das mídias sociais à economia global, eles transformaram quem somos diante deste novo, e competitivo, mundo digital: hoje, somos muito mais do que simplesmente nosso número de RG ou digitais. Os dados que circulam na rede revelam nossas relações, opiniões e tendências. Tudo isso sendo usado para ações que movimentam a economia global, seja por meio de uma análise minuciosa para empresas tomarem decisões, ou para análise de nossos perfis para uma infinita possibilidade de usos.

Mesmo com os dados se tornando um dos principais ativos de valor do mundo moderno, muitos ainda pensam neles como vilões, principalmente devido ao grande e constante debate sobre privacidade. Por outro lado, não podemos esquecer que somos nós mesmos que disponibilizamos publicamente essas informações, quando comentamos em blogs, avaliamos produtos, postamos fotos e interagimos de forma aberta com conteúdos em geral. Portanto, os negócios que buscam crescer terão que se render ao poder dos dados que são heróis – aqueles que são autênticos, limpos, obtidos de maneira regular.

Considerando esse cenário, Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, mapeou três tendências que devem estar no radar de todas as empresas.

Confira:

1 — Hiperpersonalização

O aumento das informações disponíveis, e da nossa capacidade de tratar esses dados cada vez mais rápido, permite a construção de experiências e ofertas cada vez mais e melhor direcionadas aos indivíduos. Essa é a tendência de hiperpersonalização, da customização total das interações com os indivíduos. Imagine a página inicial de um e-commerce que não só exibe produtos específicos para cada usuário, mas que tem um layout diferente (cores, tamanho de imagens, destaque dos preços, etc.) com base em uma análise de quais são os gatilhos de venda mais efetivos. Imagine aplicativos e sites que se adaptam a forma como você os utiliza, removendo ou despriorizando opções, categorias, botões e centenas de outros detalhes para melhorar a sua experiência. Tudo isso não só é possível, mas já vem sendo feito em diferentes escalas ao redor do mundo, sempre usando os dados como base.

2 — Automação

Estamos vivendo uma revolução industrial no trabalho com dados. O volume e a variedade crescente de informações disponíveis, e, como explorado acima, a necessidade de se tomar ações cada vez mais rápido sobre esses dados, vêm obrigando as empresas a adotarem processos automatizados para tratar e manipular dados. E essa automatização não vai acontecer apenas nas áreas que imaginamos. Mesmo cientistas de dados e desenvolvedores de software vêm sendo substituídos por modelos de inteligência artificial capazes de realizar boa parte do seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente. Quem não se atentar para aplicar essas novas tecnologias em processos que envolvem dados vai rapidamente ficar para trás.

3 — Tecnologia Blockchain

O blockchain, a tecnologia por trás do Bitcoin e de outras criptomoedas, tem dezenas de aplicações no universo da tecnologia. Em termos simples, é um registro público e imutável de transações. Apesar de muitas pessoas destacarem o anonimato das criptomoedas, a verdade é que o blockchain traz uma transparência sem precedentes para as transações que são registradas nele, sendo uma fonte extremamente rica de dados e mudando o nosso relacionamento com o que está registrado nele, independe disso ser um contrato, dinheiro, uma imagem, um vídeo, uma poesia, ou qualquer outra coisa.

Cabe a todas as empresas atentarem para a revolução dos dados para otimizar seus processos corporativos. Afinal, usar o que os dados proporcionam de forma coerente, assertiva e de acordo com as normas de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é essencial para fazer diferença no ambiente dos negócios.

Share This Post
Have your say!
00
Share This