A era dos “Jetsons” já chegou? Conheça tecnologias futuristas que estão se tornando comuns no dia a dia das pessoas

Robôs contribuindo para o trabalho humano

A robótica é uma das principais figuras quando falamos em opções tecnológicas do futuro. Hoje, esses equipamentos estão se tornando comuns em diversos setores da sociedade e, das mais diversas formas. É por isso que diversas empresas que trabalham com a tecnologia tem surgido ao longo dos anos.

Um exemplo disso é a Universal Robots , empresa pertencente a Teradyne, que tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos. Também chamado de cobots, esses robôs são pequenos, maleáveis e seguros, e podem ser usados dentro das linhas de montagem, contribuindo para a produção junto com os humanos, mas também em certos serviços, como hospitais e estúdios de tatuagem.

Consultas por meio de uma tela

Até pouco tempo atrás, era quase utópico imaginar que cuidados com a saúde poderiam ser realizados remotamente, na segurança e conforto de nossos lares. Hoje, graças à tecnologia, as teleconsultas já estão fazendo parte do dia a dia da população, impulsionadas, principalmente, pelo distanciamento social proveniente da pandemia do Covid-19.

Inaugurada em 2016 por Andy Bookas, Lucas Arthur de Souza e Milene Rosenthal, a Telavita é uma clínica de consultas online que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia a pacientes de todo país, por meio de uma tecnologia robusta, ágil e segura. Sob o conceito de Saúde Digital, todo o processo de escolha, agendamento e atendimento de sessão é realizado em ambiente digital, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

Personalização por meio de inteligência artificial e big data

Sabe quando você vai a uma farmácia e recebe algumas ofertas do dia? Na verdade, aquilo foi feito especialmente para você com base nas suas escolhas anteriores. Ou seja, as máquinas já conseguem adivinhar os seus desejos de compra. Como é o caso da Propz. startup que utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada. A empresa é pioneira na aplicação de tecnologias que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada.

Experiências de realidade aumentada

Já presente no dia a dia de muitos internautas por meio de games e filtros nas redes sociais, a tecnologia imersiva de realidade aumentada (AR) salta do entretenimento e aos poucos tem ganhado ainda mais espaço no mundo dos negócios, principalmente envolvendo ações de marketing e vendas.

A pandemia acelerou a digitalização no mundo e por isso, muitas marcas, principalmente do varejo, procuraram apoio em diversas soluções tecnológicas para continuar impactando seus consumidores positivamente. Com objetivo de ajudar a melhorar essa interação e também as vendas, a More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada, oferece ferramentas que permitem que as marcas possam criar ações por meio de tecnologias imersivas (AR e VR), soluções de customer experience, experiências diretamente nos navegadores dos smartphones, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo que interferem na jornada dos usuários/clientes, impactando a jornada de compra e consumo via web.

Software de inteligência artificial para realizar compra em mercados sem atendente

Quem nunca quis realizar suas compras, efetuar o pagamento sem ter que ter contato com máquinas de cartão ou dinheiro? Hoje já é uma realidade. o Market4u , maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil, traz para o mercado o conceito touchless Retails (varejo sem toque) em condomínios com a instalação um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, para que os condôminos possam realizar suas compras.

As compras e o pagamento são realizados por meio do aplicativo da empresa, tudo isso de forma online. Além disso, a startup trabalha com cerca de 5 mil itens, e é customizada de acordo com os hábitos dos consumidores. A análise é feita por um software de inteligência artificial. Na versão mais hi-tech, as gôndolas são fechadas e o acesso é feito a partir do aplicativo instalado no smartphone. Há trava de proteção para impedir que menores de idade comprem bebidas alcoólicas.

Biometria facial para autenticação de pessoas em áreas que nem imaginávamos

Imagine entrar e sair de um prédio comercial sem precisar lembrar de levar um cartão ou mostrar o RG para a recepção do local. Agilizar o processo de embarque e não se preocupar em encarar filas para entrar no avião, ou até mesmo realizar compras e efetuar o pagamento apenas com a face. Parecem distantes, mas essas e outras possibilidades já fazem parte do dia a dia das pessoas e a biometria facial está facilitando processos que antes eram mais burocráticos.

Presente no mercado de inovação há mais de seis anos, a FullFace , empresa brasileira especializada em soluções de biometria facial, atua diretamente com a autenticação simples e eficaz por meio de um sistema que facilmente se integra a hardwares e softwares. A solução da empresa determina um CPF facial para cada indivíduo facilitando processos de autenticação biométrico facial web e mobile. Atualmente, o reconhecimento facial da maioria dos provedores é de apenas 86 pontos dos rostos das pessoas. Com tecnologia inovadora e algoritmo próprio, a solução da FullFace chega a 1024, garantindo maior precisão no reconhecimento biométrico individual com uma velocidade de processamento muito superior e baixo consumo de memória.

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