Colocando a ciência a serviço da criatividade, a 3M lança o Visual Attention Software (VAS) que simula com rapidez e precisão como o olhar humano perceberá uma imagem nos primeiros 3-5 segundos, conhecida como visão inicial ou de relance. O VAS pode ser aplicado sobre qualquer tipo de comunicação visual, como cartazes, embalagens de produtos, páginas web, e-mails, artes em geral e até imagens de gôndolas, planogramas ou vitrines.
A visão inicial ou de relance é uma fase da visão humana conhecida como processamento pré-consciente, idêntica em todos os humanos, independentemente das diferenças demográficas, psicográficas ou culturais. A visão consciente – por outro lado – varia de acordo com a idade, se lemos da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita e outros fatores.
O VAS faz de forma rápida e com 92% de acuracidade o mapeamento da visão de relance, simulando o olhar humano nos primeiros 3-5 segundos de visualização. “Este primeiro relance é fundamental para capturar o interesse do público e ajuda a garantir que aquilo que você quer que seja visto primeiro, será visto. Com isso, ele permite entender se a mensagem está sendo passada da forma que você deseja. Nosso objetivo com o VAS é aliar a Ciência à Criatividade”, explica Mozart Carvalho, Diretor de Negócios de Papelaria LATAM, da 3M.
O modelo que alimenta o VAS foi desenvolvido por neurocientistas e cientistas cognitivos da 3M usando centenas de milhares de pontos de dados de estudos acadêmicos de rastreamento ocular, complementados por estudos conduzidos pela 3M.
O VAS além de ser uma ferramenta web, possui plugin para o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Adobe XD. A licença pode ser adquirida no próprio site do VAS e a 3M disponibiliza 30 dias de testes gratuitos, acesse: https://vas.3m.com/
Have your say!