Por meio da tecnologia de chatbots, startup muda a maneira como pessoas respondem a pesquisas de mercado para gerar insights mais inspiradores para as marcas
Não é novidade que estar próximo ao seu público e entendê-lo em profundidade é um dos grandes princípios do bom marketing. Porém, responder as pesquisas de mercado é uma tarefa inconveniente para os pesquisados, e um desafio para os pesquisadores que querem gerar bons insights a partir de dados coletados de maneira natural. Na linguagem da pesquisa, o “respondente” nem sempre tem paciência ou tempo para responder pesquisas de mercado, ainda mais quando ela é feita utilizando antiquados formulários. Assim, é fácil que os dados colhidos em campo saiam “frios” e mecânicos, influenciados pelo modo de coleta mais tradicional.
Buscando transformar por completo este mercado, nasceu a On The Go, plataforma de pesquisa via chatbots, que visa humanizar o processo de coleta de dados, a fim de priorizar a experiência daqueles que respondem pesquisas, para gerar valor para aqueles que pesquisam. Com mais de 20 formas e possibilidades de perguntas que simulam uma conversa humano-humano, a empresa permite que uma marca ou companhia entreviste, converse, receba áudios, fotos e vídeos com seu público de um jeito facilitado, inserindo-se na lógica da troca de mensagens que ferramentas como o SMS e o WhatsApp popularizaram. Para entender como funciona essa nova “pesquisa conversacional”, acesse a demo que a startup disponibiliza em sua página.
A ferramenta automatizada para pesquisas de mercado que usa tecnologia de chatbots e inteligência artificial para transformar o formulário tradicional tem atraído diversos segmentos de clientes B2B, desde agências de publicidade e propaganda, que buscam basear suas campanhas em dados (sem com isso perder o “fator humano”), a para empresas de maior porte, com seus departamentos de pesquisas e/ou Customer Experience. Em uma era dominada pelo Big Data, os clientes veem na On The Go uma maneira de entender também os porquês por trás dos dados, a partir de quem mais entende: os próprios consumidores.
A companhia, que nasceu a partir de uma inovação in-house na consultoria de pesquisa GrimpaXD, agora opera de forma independente, já tendo conversado com mais de 100 mil respondentes desde que começou sua operação, em 2016. O grande número de interações vem das mais de 200 pesquisas realizadas via chatbot para clientes nos mais variados segmentos de mercado. Desenvolvidos rapidamente, os bots levam cerca de 10 a 15 minutos para começarem a operar – com uma taxa de resposta até 3x maior do que os formulários tradicionais. Com isso, em um momento de pandemia, em que pesquisar presencialmente está ainda mais difícil, o On The Go se tornou uma maneira das empresas se manterem perto dos consumidores, mesmo que fisicamente afastadas.
João Calixto, co-fundador e CEO da On The Go, pontua que “a média de pessoas que começam a interação com o bot e terminam é acima de 65%. Nosso objetivo é humanizar as pesquisas, além de possibilitar autonomia para as pessoas responderem no tempo delas, sem precisar baixar um app ou aprender uma ferramenta nova. É a mensagem do dia a dia, ressignificada para a pesquisa de mercado em escala”.
Clientes como Netflix, Quinto Andar, Nissan, Coca-Cola, Heineken e outros gigantes fazem parte do portfólio da empresa, além de grandes agências como AlmappBBDO, JWT e SunsetDDB. A companhia estima que quase todos os segmentos de mercado já tiveram algum projeto de pesquisa via bot comandado pela On The Go. Calixto comenta que “nosso objetivo e essência é transformar a experiência do respondente, deixando-o em um ambiente agradável, garantindo assim boas respostas para que as marcas consigam, de uma vez por todas, conhecer melhor sua audiência com intimidade”, finaliza.