O futuro da análise de dados passa pela RPA e Cloud

Analyst working with Business Analytics and Data Management System on computer to make report with KPI and metrics connected to database. Corporate strategy for finance, operations, sales, marketing

Por Guilherme Tavares, Global COO do Grupo Toccato

Em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, a maioria das empresas enfrenta o desafio do gerenciamento de grandes volumes de dados e trabalhos manuais que demandam tempo e, além disso, ainda correm grande risco de erros durante o processo de análise desses dados – fato que não é nada produtivo e efetivo para uma organização. Hoje, mesmo estando na era da transformação digital, é comum nos depararmos com empresas que não investem na automação de alguns serviços ou no armazenamento em nuvem mesmo sabendo o quanto isso é importante para as organizações como um todo.

Neste sentido, é imperativo pensar no quanto toda essa tecnologia que temos hoje pode ajudar as empresas a terem mais produtividade e redução no tempo de produção, potencializando o serviço prestado pelos colaboradores e otimizando o trabalho 100% manual, sobretudo com o uso da tecnologia para execução de processos repetitivos. Ou, indo além, como um bom servidor em nuvem pode deixar todos os seus dados mais seguros e com fácil acesso para todas as pessoas autorizadas da empresa.

Logo, é inegável que a tecnologia pode ajudar em diferentes frentes, reduzindo até mesmo os recursos aplicados e contribuindo para uma diminuição de gastos desnecessários.

É fundamental entender o papel da RPA

Toda empresa precisa conhecer muito bem os dados armazenados, isso é fato. Para que a etapa de análise seja eficiente, utilizando ferramentas tecnológicas práticas e rápidas, a automação surge como uma alternativa viável, reduzindo, inclusive, o número de erros, uma vez que os dados são insumos em constante mudança e nem sempre é possível acompanhar tais alterações.

Assim, com a RPA, não é preciso alocar um colaborador exclusivamente para tarefas repetitivas, uma vez que a tecnologia consegue desempenhar este processo de forma totalmente automatizada. Inclusive, a tendência é que a indústria de RPA continue crescendo, conforme aponta o levantamentoState of the RPA Developer Report 2021. A maioria dos entrevistados (92%) pontuou que acreditam no alto potencial de crescimento da RPA nos próximos anos, enquanto 77% esperam que as empresas contratem mais desenvolvedores.

A importância do armazenamento em nuvem

A computação em nuvem, ou cloudcomputing, já mostrou sua importância ao longo dos últimos anos. Por ser uma tecnologia confiável e consistente, que ajuda diretamente as empresas a guardarem informações em um único servidor remoto com uma grande capacidade de armazenagem e processamento de dados, a cloud se destaca no mercado justamente pela confiabilidade por traz desse tipo de armazenamento.

Por isso, não é exagero nenhum afirmar que o sucesso e o futuro da análise de dados também passam pela nuvem. No âmbito empresarial, a computação em nuvem consegue promover vantagens diversas, como serviços com maior agilidade e escalabilidade, bem como segurança e confiabilidade nas operações. Além disso, não demanda um grande investimento com infraestrutura, como é o caso de data centers, por exemplo, resultando na redução do uso de espaços físicos.

Concluindo o artigo, destaco a dimensão do impacto que essas mudanças provocam para a rotina operacional. Com isso, tem-se um cenário automatizado e capaz de suportar um fluxo de dados que só tende a crescer, com profissionais preparados para utilizar informações de forma analítica e estratégica, condição que abre portas para um futuro de inúmeras possibilidades. 

Share This Post
Have your say!
00

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Thanks for submitting your comment!
Share This