Investimento em AI é foco entre provedores tecnológicos

por Amanda Borba, Comunicação e Marketing em HDB Systems

O investimento em AI (inteligência artificial) só aumenta entre os provedores de tecnologia. Acredita-se que 33% desses provedores planejam investir 1 milhão de dólares ou mais, nos próximos dois anos. Esses dados foram adquiridos em uma pesquisa da Gartner, que revelou que a grande maioria dos entrevistados (87%) vê as tecnologias de AI como uma área de investimento importante. Ou seja, o financiamento de toda a indústria para Ai aumentará em um ritmo moderado a rápido até 2022.

“Em rápida evolução, as diversas tecnologias de AI impactarão todos os setores”, disse Errol Rasit , vice-presidente administrativo do Gartner. Segundo ele, esse investimento em tecnologias de inteligência artifical aumenta à medida que líderes recebem um retorno positivo em relação a avaliação de dados críticos e melhora na eficiência dos negócios. Além disso, a AI também tem contribuído para que empresas criem novos produtos e serviços, expandam sua base de clientes e gerem novas receitas. Esses são investimentos sérios que ajudarão a dissipar o hype da IA.

Por isso, em comparação com outras áreas de tecnologia emergentes, como nuvem e IoT, as tecnologias de inteligência artificial tiveram a segunda maior alocação de financiamento média relatada. Os entrevistados cujas organizações investiram em AI relataram seu maior investimento planejado em visão computacional, com uma média de US $ 679.000 em dois anos.

Figura 1: Nível de investimento em AI

Fonte: Gartner – setembro 2021

“Muito poucos entrevistados relataram valores de financiamento de menos de US $ 250.000 para tecnologias de AI, indicando que seu desenvolvimento é caro em comparação com outras inovações tecnológicas. Este não é um segmento fácil de entrar devido à complexidade de construir e treinar modelos de inteligência artificial ”, disse Rasit.

Barreiras para a adoção e integração de IA

A pesquisa também destaca a relativa imaturidade das tecnologias de IA em comparação com outras áreas de inovação. Pouco mais da metade dos entrevistados relatou uma adoção significativa do cliente-alvo de seus produtos e serviços habilitados para IA. Além disso, 41% citou as tecnologias emergentes de IA como ainda em desenvolvimento ou em estágios iniciais de adoção. Isso significa que há uma onda de adoção potencial conforme produtos e serviços de IA novos ou aumentados entram em disponibilidade geral.

A imaturidade da tecnologia é citada como a principal razão entre as organizações que investem em IA, que acabam não prosperando ao integrar uma tecnologia emergente. Além disso, os líderes de produto que investem em IA cujas implementações estão progredindo mais lentamente do que o esperado, relataram a complexidade do produto e a falta de habilidades como um dos principais obstáculos.

“Essas respostas da pesquisa refletem o ciclo difícil de desenvolvimento de tecnologia de IA, dada sua complexidade, bem como os desafios da indústria na contratação de talentos de IA devido ao número finito de indivíduos qualificados”, disse Rasit.

Por isso, é fundamental que a escolha dos fornecedores dessas tecnologias seja feita om cautela. Fazer uma união produtiva de elementos de inteligência artificial aliados à automação por exemplo, demanda experiência e bons provedores tecnológicos.

Publicado originalmente em HDB Systems.

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