Inteligência Artificial: Tecnologia automatiza processos em diversas áreas

A criação do marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial pelo poder público, pessoas físicas, empresas e outras entidades, aprovado pela Câmara dos Deputados no final do mês de setembro, estabelece os fundamentos do uso da IA: respeitar os direitos humanos, os valores democráticos, a igualdade, a não discriminação, a pluralidade, a livre iniciativa e a privacidade de dados.

O texto, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), tem como objetivo estimular a aplicação da inteligência artificial e proteger os cidadãos de seu mau uso. Essa iniciativa deixa cada vez mais evidente que a IA já não representa somente o futuro, mas também o momento atual e ignorá-la não é uma opção.

Pensando nisso, a RealNetworks, responsável pelo software de visão computacional e reconhecimento facial, SAFR, listou abaixo, utilizações da inteligência artificial para automatizar processos em três diferentes setores.

Confira:

1- Recursos Humanos

Seleção de currículos automatizada e chatbots para triagem de candidatos são algumas das soluções que os RHs das empresas já começaram a utilizar. Se considerarmos somente a economia de tempo dos profissionais deste setor, com o uso da tecnologia, já é um benefício pelo qual vale a pena investir na IA. Contudo, explorando ainda mais as possibilidades da inteligência artificial, é possível automatizar diversos outros processos de uma empresa. O processamento de dados, por exemplo, permite analisar as informações sobre o desenvolvimento dos colaboradores e “desenhar” o perfil de cada um, facilitando nos processos de feedbacks, promoções, transições e demissões, além de detectar preventivamente problemas que podem impactar na produtividade das equipes.

2- Judiciário

Já foi lançado no último dia 18, um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Universidade de Fortaleza (Unifor), para desenvolver algoritmos de inteligência artificial que classifiquem de forma automatizada os processos judiciais. O objetivo da resolução é simplificar o processo e, consequentemente, reduzir custos do judiciário.

3- Saúde

A inteligência artificial pode ser usada para controlar o acesso de pacientes e acompanhantes em um hospital. Usar a IA para os cadastramentos, por exemplo, otimiza a duração dos atendimentos na recepção e reduz o tempo de espera. Essas são as soluções que o Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, já implantou em seus sistemas. Além disso, as healthtechs revolucionaram o setor da saúde durante a pandemia, com aplicativos de consultas online, implantação de receituário médico digital e instruções sobre que atitudes tomar em relação aos sintomas da COVID-19, de acordo com a gravidade.

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