Segundo uma pesquisa encomendada pela IBM e realizada pela Morning Consult, 40% dos profissionais da área de TI afirmam que suas empresas já utilizam a inteligência artificial (IA), em algum processo de seu negócio. Além disso, o levantamento também mostrou que o Brasil é o país que está mais à frente com essa tecnologia no mundo corporativo, na América Latina.
Outro dado apontado no Relatório AI Readiness Index 2019, feito pela Oxford Insights, mostra que a previsão é de que a implementação dessa tecnologia movimentará US$ 15 trilhões mundialmente até 2030.
Atualmente, é comum vermos que empresas de diversos setores utilizam inteligência artificial para realizar processos, e claro, que companhias voltadas para assinatura digital também fazem parte do time que usa essa tecnologia.
De acordo com o CTO da D4Sign, Bruno Kawakami, plataforma de assinatura digital, a sua utilização é focada principalmente para os pontos de autenticação e reconhecimento facial, como selfies para validar documentos com foto, que inclusive possui índice de acuracidade de 94%, e validação de liveness, para garantir que a pessoa está viva.
“Para esses casos em especial, utilizamos um programa próprio, que criamos exclusivamente para a D4Sign, o que é um ponto forte da nossa inteligência artificial, já que outras empresas do segmento, por exemplo, utilizam esse tipo de programa feito por terceiros”, explica.
Além desse meio, a plataforma é pioneira e a única que utiliza o sistema de IA junto com o Governo Federal, por meio da D4Sign Score, que autentica documentos com base nos dados do governo, permitindo que esses dados sejam compartilhados de forma segura, garantindo a privacidade de informação dos clientes.
“Acreditamos que a acessibilidade que essa tecnologia permite, é um dos benefícios da IA de nossa empresa, pois recebemos muitos elogios sobre isso. Temos clientes PCD que precisam de meios alternativos para assinar um documento, como selfie, vídeo selfie, assim, com as nossas possibilidades, alguém pode segurar o celular e bater a foto, ou a própria pessoa consegue via comando de voz”, conta o CTO.
Bruno Kawakami finaliza afirmando que é importante compreender que essa evolução faz parte da atual realidade e que por isso, entender como a inteligência artificial funciona em diversos setores, que estão sendo usados no cotidiano de muitas pessoas e empresas, é essencial. Dessa forma, é possível movimentar um mundo com mais acessibilidade, possibilidades e inovações, garantindo os melhores resultados para todos.