A transformação digital é um dos processos mais comentados nos últimos anos. Sem ela, empresas encontram mais dificuldades para escalar os seus negócios e manter uma cultura de inovação. Há no entanto um grande desafio na sua implementação: integrar áreas e tecnologias, sem que silos sejam criados.
O processo típico de negócios não fica dentro de um único departamento. Afeta outras áreas da empresa, alimenta outros fluxos de trabalho e envolve vários sistemas. Por exemplo, clientes ServiceNow que usam a Now Platform são capazes de expandir suas iniciativas de automação além de tarefas isoladas específicas do departamento e assim, incluir processos que cruzam fronteiras organizacionais.
Além disso, a ServiceNow está fazendo a ponte entre os sistemas legados e automatizando as ações manuais e repetitivas do usuário que mantêm os processos de negócios em funcionamento. Com a automação robótica de processos, por exemplo, os robôs de software podem executar uma sequência repetitiva de ações em vários aplicativos em uma área de trabalho do Windows e copiar dados de um sistema para outro. Tecnologias como essas dão à força de trabalho humana mais tempo para atender os clientes, encontrar novas soluções para problemas antigos e desenvolver novos produtos que ajudem um negócio a se destacar.
Esse é uma das formas que as organizações encontraram para promover um ambiente de trabalho rico e gratificante que faça o melhor uso do talento para que o negócio perceba o maior valor das habilidades dos funcionários. Muitos funcionários são sobrecarregados com tarefas rotineiras e repetitivas que consomem muito tempo do dia de trabalho, deixando pouco tempo para a resolução criativa de problemas e o pensamento inovador. As ferramentas de automação podem ajudar equipes e indivíduos a realizar mais, rapidamente, orquestrando pessoas, processos e sistemas em todas as áreas do negócio.
O uso de aplicações e/ou plataformas low-code é uma outra forma de acelerar a inovação no ambiente empresarial, afinal, em todos os negócios, há pessoas que são especialistas em como um processo funciona e como seu departamento funciona. São colaboradores que sabem onde estão os gargalos e ineficiências, e têm ótimas ideias de como as coisas poderiam funcionar melhor, mas nem sempre contam com habilidades técnicas para transformar essa expertise em uma solução digital mais eficiente.
Nesse contexto, usualmente o ônus de criar um aplicativo ou fluxo de trabalho recai sobre a equipe de TI, que já possui uma longa lista de tarefas. Como resultado, o ritmo da inovação diminui, deixando um negócio menos eficiente e menos competitivo. Com ferramentas de desenvolvimento de aplicativos de low-code, mais pessoas podem transformar seus conhecimentos em soluções por conta própria, sem aumentar a carga de trabalho da TI.
Dessa forma, a equipe de tecnologia pode focar nos processos mais críticos e na criação de novos produtos, processos e novas resoluções de problemas. Ao mesmo tempo, os fluxos de trabalho são feitos por quem mais os entende: as pessoas que o utilizam todos os dias.