Automação, como fica o futuro do trabalho?

O mundo do trabalho está cada vez mais integrado ao meio digital, contando com diversas tecnologias que desempenham papéis essenciais nas empresas. Com isso, fica a pergunta: na era da automação, como fica o futuro do trabalho?

No passado, as máquinas eram responsáveis pela realização das tarefas que eram pesadas, fazendo com que os profissionais se dedicassem ao pensamento.

Porém, com o desenvolvimento da tecnologia, a busca por deixar as atividades mais automatizadas e diminuir o tempo de produção fez com que as empresas passassem a incluí-la em todos os setores e processos.

Dessa forma, a Transformação Digital deu um salto e, as empresas que não se digitalizaram, ficam fadadas ao esquecimento.

Entretanto, a automação acende um alerta para os profissionais e os gestores que começam a pensar: como fica o futuro do trabalho?

Para responder essa pergunta, é importante saber que, nos dias de hoje, as máquinas passaram a pensar. Sim, elas pensam em questões de segundos e solucionam problemas que, antes, levavam dias para serem resolvidos.

Mesmo com essa facilidade, os seres humanos continuarão a ser indispensáveis nos ambientes de trabalho. Afinal, vem deles a inteligência e o comando das máquinas.

Por isso, estar preparado para o desafio é primordial e isso é feito com o mapeamento dos processos internos e da automação da companhia.

Mapeamento dos processos no futuro do trabalho

O mapeamento de processos é muito útil neste contexto para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio de uma empresa. É uma ferramenta importante que pode também transformá-lo, permitindo mudanças e mais qualidade nos afazeres.

O conceito ajuda as organizações a conseguirem ser mais eficientes e competitivas, independentemente do porte. Mas esse mapeamento pode ser um desafio em alguns casos, já que depende da complexidade e das características de cada estrutura organizacional, o que requer um conhecimento a fundo sobre todos os processos internos e externos do estabelecimento.

Para auxiliar nesta questão e aperfeiçoar os processos empresariais, tornando o negócio mais produtivo e competitivo no cenário atual, além de conseguir alinhar melhorar as expectativas de cada projeto, a S2M apresenta um passo a passo da era da automação.

Conheça os recursos da automação e alavanque o seu negócio:

1. Defina quais serão os processos mapeados

Para realizar esta etapa, é importante ter noção de toda a operação da empresa. Por exemplo: se conta com um grande número de processos ou não, para que haja um número limite de processos por vez para o gerenciamento.

2. Estruture e verifique o mapeamento

Faça uma apresentação gráfica mostrando a sequência de atividades necessárias para formar um processo, destacando informações de entrada, processamento e saída. Inclua ainda os produtos, serviços, atividades, fornecedores e clientes envolvidos.

É importante também a verificação de tanto gestores como funcionários envolvidos compreendam todo o trabalho realizado e que não haja nenhuma dúvida em relação a ele.

A comunicação é a maior aliada entre uma empresa, então sempre converse e conte com a ajuda de seus colaboradores, pois com a participação deles será possível ter uma visão ampla do cenário e das questões mais urgentes.

Nestes projetos, as máquinas ajudam a pensar e a realizar as atividades manuais em menor tempo e com menor chances de erros.

3. Avalie os resultados do processo

Também, outro recurso válido é realizar pesquisas e questionários internos quando aos colaboradores para a verificação dos resultados do processo.

Já com os clientes, é importante lembrar de analisar a jornada do consumidor e avaliar todas as etapas em que ele participa para receber valiosos insights e feedbacks que ajudem a mudar e otimizar o que for necessário.

4. Documente todas as etapas

Com o mapeamento dos processos, será possível enxergar o fluxo da operação e os sistemas utilizados. O que também inclui a produção das informações com mais transparência e indicadores de monitoramento em tempo real, como relatórios.

Desta forma, facilita a visualização e interpretação de cada etapa de determinado processo.

Para antecipar o futuro do trabalho e automatizar a operação da sua empresa, conte com a S2M e seu time de especialistas. Em seus mais de 20 anos de mercado, a empresa está comprometida com a inovação e oferece serviços sob medida para atender às necessidades do seu negócio.

Entre em contato com a S2M para saber mais.

Publicado originalmente em S2M.

Share This Post
Have your say!
00
Share This