Por Hans Fritzsche | Consultor | Gerente na TSCTI – Soluções Fiscais
Qual a diferença o RPA e a IA fazem no mundo dos negócios ?
A tecnologia está em constante atualização, sendo que nestes últimos tempos a disponibilização de novos recursos e soluções para atender as necessidades de processos do dia-dia das empresas (entre outras aplicações), tem despontado alternativas com RPA (Robotic Process Automation) e a IA (Inteligência Artificial), com o objetivo de padronizar e automatizar tais processos.
RPA
Resumidamente o RPA está voltado para o aumento da eficiência na execução de atividades de forma padronizada e ágil, de atividades até então executadas por pessoas. Uma vez definidas quais atividades serão executadas pelo RPA, estas passarão a ser realizadas sem alterações e de forma contínua, independentemente do horário e ou pausas, liberando assim o(s) recurso(s) humano(s), envolvido(s) nessa(s) tarefa(s), para a análise e acompanhamento dos resultados.
Inteligência Artificial
A IA já compreende tomadas de decisões que irão ser incorporadas ao processo interno, atuando de forma conjunta com o RPA, aumentando substancialmente a qualidade e produtividade, logo desempenho da equipe.
Considerando este “novo” cenário corporativo é inegável os ganhos não apenas financeiros, mas também qualitativos que estão à disposição da empresa e seria um erro não estar receptivo a esta tendência de inovação, revisão e otimização de seus processos.
Recentemente, estivemos implementando o RPA para automatizar os processos mais burocráticos e morosos de nossos clientes, com isso seus processos ficaram mais rápidos e leves, disponibilizando melhor tempo para que eles possam focar no crescimento do negócio. Se você quer, assim como as grandes empresas que viemos ajudando durante 10 anos, livrar-se de tarefas repetitivas e no-core, agende uma apresentação gratuita de nossos taxbots – RPA fiscal.
Publicado originalmente em TSCTI