4 maneiras de amadurecer sua estratégia de automação digital

Veja o que os CIOs precisam saber para avaliar e avançar em seus esforços de automação:

Quando se trata de perceber os benefícios da automação digital, a maturidade é importante.

É certo que as empresas precisam automatizar ofertas e operações para otimizar os processos existentes e gerar melhores experiências e valor para os clientes, mas as empresas não obtêm o máximo de valor e eficiência simplesmente adicionando automação, seu nível de maturidade é o que importa.

Conhecer seu nível de maturidade ajudará você a identificar oportunidades de crescimento de automação, bem como avaliar os riscos e desafios que vêm com automações maiores e mais sofisticadas. Por exemplo, à medida que as soluções de automação cruzam departamentos e integram tecnologias diferentes, os riscos de perda e integridade de dados podem aumentar.

Avaliando seu nível de maturidade de automação

Na maioria dos modelos de maturidade de automação, existem três estágios distintos:

Estágio orientado a tarefas: Nesta fase inicial, processos manuais simples são automatizados e normalmente geram eficiências significativas no nível individual. Essas automações geralmente são criadas usando bots de automação de processos robóticos (RPA).

Fase orientada para equipe/departamento: nesse estágio do processo de amadurecimento, as automações se estendem além do indivíduo, conectando equipes ou departamentos em um aplicativo focado em funções, como Salesforce, Lecom, Sicolos ou uma plataforma de automação de processos de negócios. Esses sistemas têm recursos integrados para criar fluxos de trabalho que roteiam tarefas automaticamente para vários membros da equipe quando um evento acontece, como um lead de vendas se transformando em uma oportunidade sólida.

Fase de ponta a ponta: quando as organizações atingem esse nível mais maduro de automação, estão criando processos de ponta a ponta que se estendem por vários departamentos ou por toda a empresa. Um processo que registra um pedido em um sistema, verifica o estoque em outro sistema e, finalmente, aciona um processo de remessa em um terceiro é um exemplo comum. As plataformas de automação empresarial focadas na integração permitem esse nível de automação.

Aumentando a maturidade de suas soluções de automação

Depois que sua equipe entender seu estado atual, é hora de tomar medidas para avançar na estratégia de automação. Aqui estão quatro táticas para se concentrar:

1. Conecte aplicativos e processos

Estratégias imaturas se concentram em tarefas simples. É um ótimo lugar para começar, mas para tirar o máximo proveito da automação, ela precisa crescer. Para evoluir essas automações baseadas em tarefas em fluxos de trabalho automatizados, aplicativos e sistemas precisam se comunicar entre si. A adição constante de sistemas conectados oferece a oportunidade de criar fluxos de trabalho de ponta a ponta cada vez mais complexos.

À medida que mais processos são conectados, você precisará de uma plataforma para gerenciar a crescente complexidade. Felizmente, fornecedores em diferentes segmentos de TI corporativa estão convergindo com ofertas de pacotes de automação de processos de negócios (BPA) que incluem bibliotecas de integração e recursos de automação e fluxo de trabalho. Essa tendência fornece suporte para organizações que estão construindo suas estratégias e valida a importância da automação combinada com a conectividade.

2. Use RPA com moderação

Os bots RPA são muito populares porque são poderosos e fáceis de usar. Isso é uma bênção e uma maldição porque o RPA é frequentemente usado quando não deveria, levando a processos mal projetados.

Projetado para imitar o comportamento humano navegando na interface do usuário de um aplicativo, o RPA é muito frágil e não pode ser dimensionado em uma organização. Quando a interface do usuário de um aplicativo é alterada, o RPA pode ser interrompido. Se houver vários bots de RPA dependentes uns dos outros, uma única alteração na interface do usuário de destino pode fazer com que todo o processo pare. Identificar o ponto de ruptura do RPA para fazer a correção também é difícil, o que é contrário aos objetivos da automação para simplificar as cargas de trabalho.

3. Use mais IA

A IA pode ser muito útil para incorporar informações menos organizadas no processo de automação. Por exemplo, a IA pode reconhecer caracteres em um documento em papel usando o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) ou entender o significado de um documento usando o processo de linguagem natural (NLP) e converter informações não organizadas em formas digitais que podem ser processadas automaticamente por computadores.

Com acesso a mais dados e mais ferramentas de ciência de dados, os modelos preditivos também podem ser integrados mais facilmente em processos automatizados não supervisionados para uma tomada de decisão simples. Essa implementação mais sofisticada de IA pode liberar recursos humanos mais caros para se concentrar em tarefas de maior valor.

4. Construir relações simbióticas entre humanos e computadores

À medida que as estratégias de automação se tornam cada vez mais sofisticadas, os humanos estão menos envolvidos e podem não estar mais no centro do processo. Isso não significa que as pessoas não são mais necessárias. Ainda são necessários humanos para garantir que automações sofisticadas não saiam do controle com casos extremos que desafiam os padrões operacionais estabelecidos, tornando-os muito complexos ou sutis para uma máquina.

Permitir que as pessoas se envolvam com as máquinas de forma eficiente é um componente chave de um sistema muito maduro. As estratégias de automação mais sofisticadas permitirão que as pessoas gerenciem casos extremos sem precisar sair do ambiente ou aplicativo em que estão trabalhando no momento.

As estratégias de automação evoluirão constantemente e ficarão mais sofisticadas. O segredo para o sucesso da automação é equilibrar os processos que permitem que máquinas e funcionários trabalhem efetivamente juntos para atingir os objetivos de negócios.

Essas são algumas orientações que a Anna Frazzetto, Chief Digital Technology Officer da Tential Solutions dividiu em seu artigo para a CIO.

E sua empresa, em qual nível de maturidade está? Caso queira entender melhor como avançar em suas demandas de Hiperautomação conte com a equipe de especialistas da PRTi Digital para trocar experiências e evoluir em seus processos. Somos especialistas em extração de dados dos mais diversos tipos de documentos utilizando o reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e podemos potencializar a jornada de RPA e automação do seu Negócio.

 Gostaria de entender como nossas soluções podem potencializar os resultados do seu negócio: Clique aqui e fale com a PRTi Digital

Publicado originalmente em PRTi Digital.

Share This Post
Have your say!
00
Share This